Mentoplastia

A mentoplastia ou genioplastia é a cirurgia para correção de deformidades no mento ou queixo. Serve tanto para diminuir ou aumentar um queixo maldefinido ou retraido, por meio de osteotomia ou implantes.

Para um obter um bom resultado é importante ressaltar a necessidade de uma correta avaliação da face. É preciso diferenciar a deformidade pura do mento da deformidade de toda a mandíbula, quando há alteração na “mordida” ou oclusão dentária, pois o tratamento é diferente para cada situação.

Normalmente este é um procedimento associado a rinoplastia,o que harmoniza sensivelmente o perfil, por isso o termo usado: perfiloplastia.

 

Quando, após avaliação tenha-se decidido aumentar o mento com uso de implantes, existem basicamente duas opções:

1. Silicone: apresentam maior facilidade em sua introdução. Já foram utilizadas largamente, no entanto com o seu uso foi-se descobrindo uma importante desvantagem: a reabsorção óssea.

2. Polietileno poroso de alta densidade - POREX- A estrutura aberta de poros intercomunicantes permite o crescimento de tecido internamente. Essa característica diminui acentuadamente a possibilidade de reabsorção óssea.

Pode ser realizado sob anestesia local com acesso intraoral, ou externo.



Conteúdos Relacionados:

Frontoplastia  -  Mentoplastia  -  Correção lóbulo da orelha- Lobuloplastia  -  Adenoamigdalectomia  -  Otoplastia- orelha em abano  -  Rinoplastia  -  Septoplastia:Cirurgia nasal funcional  -  Bichectomia - lipectomia jugal