Preenchimentos

O preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para a correção de sulcos, rugas e cicatrizes. Consiste na injeção de substâncias sob a área a ser tratada elevando-a e diminuindo a sua profundidade, e trazendo melhora do aspecto. 

Uma das substâncias mais utilizadas é o ácido hialurônico, que naturalmente está presente sob a derme e que com o passar dos anos vai diminuindo sua quantidade. O ácido hialurônico é responsável pela fixação da água em diversos níveis da pele.

Vale lembrar que preenchimento é diferente de toxina botulínica (Botoxª). O preenchimento trata as rugas, ou vincos, estáticas. Já a toxina (Botoxª) trata as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas responsáveis pelas expressões faciais contínuas como os “pés-de-galinha”, rugas da testa e aquelas entre as sobrancelhas.

A técnica pode ser realizada no consultório, sendo um procedimento rápido. Sugere-se o uso prévio, cerca de 30 minutos antes, por parte do paciente, de cremes anestésicos para atenuar a sensação da picada da agulha.

Aí então se faz um bloqueio anestésico, semelhante ao feito pelos dentistas, nas áreas mais sensíveis como os lábios. O paciente pode voltar às suas atividades diárias logo após o procedimento, seguindo orientações médicas. Leve edema e rubor podem ocorrer na área tratada e leva 24h para desaparecer. Pequenas equimoses também podem surgir e levam, em média, 72h para desaparecerem.

Indicações: 

-Sulco nasogeniano (aquele que se acentua com o sorriso); -“Bigode chinês” ou sulco lábio-mentoniano (aquele q se estende dos cantos da boca até o queixo); -Aumento e definição dos lábios; -Rugas ao redor dos lábios, conhecidas como “códigos de barra” ou “ruga dos fumantes”; -Rugas acentuadas da testa e ao redor dos olhos ”pés-de-galinha”; -Cicatrizes; -Sulco ou vinco infra-palpebral (“prega da olheira”); -Assimetrias cutâneas. 

Preenchedores (substâncias utilizadas) 

- Ácido hialurônico (nomes comerciais - Restylane, Teosyal, Esthélis, Surgiderm e outros): é atualmente considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo e, por isso, tem sido muito utilizado. Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da derme, não causa alergias e dispensa testes prévios. A duração do preenchimento varia entre seis 12 meses, sendo necessária nova aplicação após este período. Para aplicação em rugas finas, como aquelas ao redor dos olhos ou dos lábios ("rugas dos fumantes"), existe uma apresentação mais fluida do ácido hialurônico; - Metacrilato ou PMMA: é um preenchedor definitivo. Por não ser reabsorvido pelo organismo, seus resultados são duradouros e é mais utilizado para correção de sulcos profundos e para alteração do contorno corporal. A substância é aplicada mais profundamente e pode ser usada em maior volume. 

Cuidados pós-procedimento: 

- aplicar compressas frias nas primeiras 24 horas; -equimoses (manchas arroxeadas) podem levar e média 72h para desaparecerem, portanto recomenda-se o uso de filtros solares durante este período. 

Resultados:

Pede-se para que o paciente retorne em 30 dias para uma revisão, e, se necessário, complementa-se a aplicação. Os resultados são observados por um período médio de oito meses, podendo estender-se por até um ano, para uma grande parte dos pacientes.



Conteúdos Relacionados:

Luz Intensa Pulsada  -  Radiofrequência  -  Laser  -  Peeling  -  Tratamento da Acne  -  Manchas  -  Flacidez  -  Estrias  -  Botox-Toxina Botulínica  -  Depilação a Laser  -  Preenchimentos  -  Sculptra  -  Rinoplastia sem cortes