Para que serve o nariz?

A função do nariz é aquecer e filtrar o ar inspirado, conferir a sensação do cheiro (olfação) e também agir na ressonância vocal. Por isso, quando estamos com o nariz congestionado, temos a voz anasalada (rinolalia).

O nariz também tem a função de ventilação e drenagem dos seios da face e do canal lacrimal.

Certos fatores alteram a percepção da passagem do ar pelo nariz, provocando ou não congestão nasal. É importante avaliar tais fatores antes da cirurgia.

  • Ciclo nasal: a cada três horas, em média, existe a alternância de congestão e descongestão entre o lado direito e esquerdo do nariz, podendo ou não ser percebida por nós.
  • Fatores hormonais: na gravidez, puberdade e período menstrual, por influência hormonal pode haver períodos de maior congestão nasal.
  • Fatores ambientais: a mudança na temperatura e umidade do ar pode provocar reações vasomotoras, levando à obstrução nasal, assim como partículas inaladas que estimulam a congestão dos cornetos nasais.
  • Medicamentos: alguns medicamentos, como os betabloqueadores, podem estimular o aumento dos cornetos nasais, causando obstrução nasal.

Voltar