Sinusite é a inflamação na membrana de um ou mais seios da face, que são as cavidades aéreas na região paranasal (seios frontais, etmoidais, esfenoidais ou maxilares). Clique aqui para ver como a sinusite ocorre.
O termo mais adequado é rinossinusite, já que existe uma continuidade do revestimento nasal aos seios. Pode ter como origem infecção (bactéria e/ou vírus) ou alergia. Os sintomas mais comuns são: dor facial, dor de cabeça, congestão nasal, secreção amarelo-esverdeada ou purulenta, febre, mau hálito e dor acima dos dentes superiores, entre outros. Os fatores envolvidos na sinusite podem ser:
Nem sempre os sintomas clássicos como febre, dor e secreção aparecem, pois eles são típicos da sinusite aguda. Sintomas como apenas cefaléia e tosse podem ser indícios de sinusite crônica ou dos seios posteriores (etmoidais e esfenóides).
O diagnóstico da sinusite aguda é clinico. Por vezes é necessário exame de imagem para elucidar casos recidivantes e que envolvam obstrução nasal.
O tratamento é clínico e envolve antibióticos (quando bacteriana) ou apenas antialérgico. Casos de complicação de sinusite aguda e sinusite crônica com fator obstrutivo, porém, podem exigir cirurgia.