Rinoplastia Aberta ou Fechada o que significa?

Esses termos se referem aos dois acessos cirúrgicos possíveis, ou seja, o meio utilizado para chegar ao “alvo” cirúrgico, levando em conta a necessidade de exposição maior ou menor da área a ser operada.

Fechada
Na abordagem fechada, também chamada rinoplastia endonasal, todas as incisões cirúrgicas são posicionadas no interior das narinas.  Limitações técnicas são associadas à  relativa falta de acesso cirúrgico. Por isso, a rinoplastia fechada limita a exposição cirúrgica e é associada mais ao dorso nasal e nem tanto a modificações na ponta. Porém podemos acessar a ponta por meio do "delivery" das cartilagens alares via fechada

Aberta
A rinoplastia aberta ou externa emprega uma pequena incisão na pele da columela, chamada de incisão trans-columelar, para ligar as incisões da narina esquerda e direita. Em torno desse segmento visível de 4 mm a 5 mm, a pele nasal pode ser dobrada para cima (semelhante à abertura de um carro capota), dando maior visibilidade ao cirurgião.

A distorção da cartilagem nasal é minimizada e os componentes individuais podem ser avaliados em seu alinhamento natural, sem ser perturbado. Mas de nada adianta abrir o nariz se o cirurgião não tiver técnica adequada para o que precisa ser feito. Não é o tipo de acesso, portanto, que fará a diferença, e sim o que seu cirurgião faz via aberta ou fechada.

Voltar