O termo rinite refere-se à inflamação da mucosa nasal. Suas causas podem ser infecção viral (geralmente provoca coriza mais clara), infecção bacteriana (secreção mais amarelada) ou alérgica, que é muito comum.
Os sintomas são muito parecidos em todos os tipos de rinite. Muita gente pensa que rinite alérgica é um resfriado que não passa nunca ou uma "sinusite" com dor de cabeça crônica.
A rinite medicamentosa é muito frequente, pelo uso de gotas nasais sem orientação médica. Ao invés de curar a rinite, muitos medicamentos usados no nariz podem causar a doença.
A rinite vasomotora é causada por irritantes comuns em cidades grandes, devido ao grande número de poluentes e aos agentes irritantes na atmosfera.
A rinite alérgica é uma resposta exagerada do organismo frente a determinados fatores chamados de alérgenos, como poeira, ácaros, fungos e pólen. Não é contagiosa, mas pode ser hereditária.
A rinite alérgica tem tratamento, mas não tem cura. Quem tem rinite alérgica pode viver sem sintomas, como qualquer um, desde que o problema seja corretamente tratado.